Adobe After Effects
CS6Para quem não conhece o After Effects, trata-se de uma poderosa suíte para criar imagens em movimento, aplicar efeitos visuais e corrigir cores com ferramentas flexíveis que o ajudam a poupar muito tempo, mas sem deixar a criatividade de lado.
Ou seja, o Adobe After Effects tem como principal objetivo ser voltado à pós-edição — um programa para fazer ajustes e criar efeitos em cima de um vídeo que já foi editado.
Nas últimas versões, a Adobe tem aprimorado bastante a interatividade do usuário e a economia de tempo durante as edições com o After. Algumas novidades mais quentes incluem efeito para estabilizar cenas tremidas e recursos para 3D estereoscópico. Melhorias foram aplicadas para leitura de timecode e uso de memória. O programa também dá muito mais liberdade durante a criação de projetos.
Plataforma completa de edição
Ao entrar no programa você pode abrir um projeto já existente, criar uma nova composição ou utilizar modelos prontos. Logo abaixo, você encontrará um link chamado "Video Tutorials". Caso você clique nele, irá para uma página da Adobe com uma grande variedade de videoaulas não só do After Effects, mas de quase todos os programas da Adobe.
Por padrão, ao iniciar um projeto, o Adobe After Effects coloca a pré-definição Full HDTV (1920x1080 pixels). É possível escolher outras, como NTSC DV (720x480) ou HDV 720 (1280x720 pixels). O programa também mira na criação de conteúdo web, com opções para vídeo e banner.
O programa ainda traz um banco de dados com perfis de dispositivos portáteis e suas características. Assim, você pode criar um filme especialmente para o dispositivo portátil que quiser, tendo as características que o tornarão perfeito. Mas se o que você procura é uma composição própria, use a opção "Custom" e defina seus próprios valores.
A interface
A interface do After Effects não tem sofrido grandes mudanças em suas últimas atualizações. Ou seja, continua organizada da mesma maneira, com as ferramentas básicas no topo da tela, os arquivos do projeto no lado esquerdo, a linha do tempo embaixo e configurações no lado direito. O vídeo, como sempre, fica no meio da tela.
Se você costuma usar muitos arquivos para o trabalho em algum projeto, é possível usar o campo de busca, presente em cada uma das janelas, como a linha do tempo, efeitos e modelos. Assim, você encontra facilmente qualquer coisa e não perde tempo.
A área de trabalho pode ser automaticamente adaptada para o melhor modo possível de uso. Ou seja, dependendo do que você está fazendo, é possível adaptar o programa para se encaixar melhor. Você pode deixar a workspace com todos os painéis, no padrão de animação, efeitos, movimentação, desenho, comum, texto e outros modos.
Edição
Antes de começar a edição, você pode regular a memória RAM para que ela dê prioridade ao After Effects ou a outros programas. É possível também ativar uma opção no programa que irá renderizar vários quadros ao mesmo tempo, para um funcionamento muito mais rápido (para ativar essa opção, o seu processador deve ser potente e a quantidade de RAM deve ser enorme).
Você pode importar qualquer conteúdo multimídia que deseja utilizar ao arrastá-lo para dentro da parte de projeto, no lado esquerdo da tela. A compatibilidade de formatos de arquivos para importação é realmente grande e aumenta a cada versão nova do After Effects.
Em seguida, é necessário escolher qual conteúdo você realmente vai utilizar ao arrastá-los para a linha do tempo. Diferente de programas de edição, as linhas do tempo de cada conteúdo são separadas de maneira que o trabalho com keyframes (quadros-chave) seja mais adequado.
Assim, você pode ativar cada recurso do programa separadamente. Ao clicar na flecha ao lado do conteúdo, visualiza-se todas as propriedades dele, assim como efeitos e modificações que já foram aplicados.
Recursos, melhorias e novidades
No topo da tela estão as principais ferramentas do programa, como a de seleção, para mover conteúdo e a pen tool (caneta, que permite a criação de máscaras). Destaque para a "Roto Brush", que se baseia na varinha mágica dos editores de imagem para fazer a seleção de qualquer conteúdo do vídeo.
Basta selecionar a ferramenta, dar um duplo-clique sobre o vídeo e "pincelar" sobre algum conteúdo para identificá-lo e separá-lo do restante do cenário. O poder de detecção é incrível, pois é extremamente prático e preciso. Entretanto, vale lembrar que requer configurações na linha do tempo do conteúdo. Por exemplo: depois de feita a seleção, você pode definir a quantidade de suavidade e extração.
Um dos recursos do After Effects é a utilização de câmeras, que definem como deve aparecer o vídeo no resultado final. Como o posicionamento e o reposicionamento delas costumava dar muito trabalho, o programa implementou atalhos de teclado que podem ser pré-definidos para que você mude a posição das câmeras com facilidade.
O editor também permite que você crie e importe camadas de configuração de cores para o conteúdo adicionado ao projeto. É possível sobrepor camadas de cores para regular individualmente e sem prejudicar o conteúdo.
O After Effects preza pelo 3D durante a edição, então ele possibilita a você separar cada tipo de posição — X (horizontal), Y (vertical) e Z (tridimensional) — para trabalhar com elas separadamente no projeto.
Há recursos para a criação e trabalhos em cenas em 3D estereoscópico. Composições e câmeras são criadas e linkadas através de expressões. Há novos comandos de câmera para automatizar tarefas, como linkar distância de foco e ponto de interesse. Além disso, o efeito 3D Glasses foi aprimorado com propriedades para refinar o efeito estereoscópico.
Como o Photoshop também permite que você edite objetos tridimensionais e até mesmo importe arquivos como OBJ e 3DS, é possível aproveitar a nova função do editor de imagens e transferir os arquivos PSD para o After Effects, desfrutando dos objetos 3D.
Estabilizador
Uma das novidades mais quentes do CS5.5 é o Warp Stabilizer Effect, um efeito que estabiliza uma imagem automaticamente, removendo movimentos indesejados da câmera. Não é exatamente uma novidade, uma vez que outros softwares e até mesmo o After Effects já apresentaram recursos parecidos. Mas, a partir do CS5.5, a estabilização está menos trabalhosa e oferece melhores resultados do que antes.
A estabilização pelo After Effects oferece avançados parâmetros de controle sobre como os quadros são sintetizados e como as correções são feitas para que os movimentos fiquem o mais natural possível.
Timecode
O After Effects preserva o timecode da maioria dos formatos, incluindo QuickTime, DV, AVI, P2, MPEG-2, MPEG-4, h.264, AVCHD, RED, XDCAM EX, XDCAM HD, WAV e DPX. O timecode é exibido em colunas no painel do projeto (início, fim, duração e nome). Com o Timecode Effect, é possível exibir a contagem ou número do quadro em uma camada. Este efeito não modifica o timecode dos originais.
Efeitos de lente
Crie efeitos de foco com o novo Camera Lens Blur. Com este novo recurso, é possível alterar formato da íris, curvatura e características de difração para obtenção de Bokeh. As mesmas configurações podem ser usadas em controles na câmera 3D do After Effects.
Compatibilidade
Quando você finalizar seu projeto, pode exportá-lo diretamente no programa para uma infinidade de formatos e com várias codificações diferentes. É possível, inclusive, renderizar e exportar vídeos do After Effects para serem reproduzidos no Flash como arquivos SWF, FLV ou XFL.
Mas se você quiser, é possível fazer com que a sequência vá para o Premiere. Ou seja, você importa ou cria uma sequência tanto no After Effects quanto no Adobe Premiere e editar em ambos os programas por recursos de importação e exportação de projetos.
Adobe
Sem Comentários
Postar um comentário